Na manhã desta sexta-feira, 2 de maio, a chaminé que sinalizará ao mundo o processo de seleção do novo Papa foi instalada na Capela Sistina, no Vaticano. Este o marca o início dos preparativos para a escolha do sucessor do Papa Francisco, cujas deliberações terão início na próxima quarta-feira, 7 de maio. Desde segunda-feira, 28 de abril, a Capela Sistina está fechada ao público. 2ov39
Os fiéis serão informados sobre o resultado do conclave pela cor da fumaça que sairá da chaminé: fumaça preta indicará que ainda não houve uma decisão, enquanto fumaça branca anunciará a escolha do novo pontífice pelos cardeais. Para que um nome seja sacramentado, é necessário que dois terços do colégio cardinalício votem a favor.
Um total de 133 cardeais aptos a votar ficará isolado na Capela Sistina. As atividades para a escolha do novo Papa começarão às 11h30 (horário de Brasília) no dia 7 de maio. Antes disso, às 5h (de Brasília), será celebrada uma missa Pro Eligendo Pontifice e, às 11h15, os cardeais se reunirão na Capela Paolina do Palácio Apostólico. Vestidos com suas vestes vermelhas, os cardeais deixarão a Capela Paolina entoando litanias e seguirão em procissão para a Capela Sistina, onde cantarão o hino "Vieni Creator" e farão o juramento.
Assim que todos estiverem na Capela Sistina, o mestre de cerimônias, Diego Ravelli, pronunciará a fórmula "extra omnes", solicitando que aqueles que não são cardeais eleitores se retirem. Com isso, o conclave terá início, com duas votações pela manhã e duas à tarde até que um novo pontífice seja eleito com dois terços dos votos.
Atualmente, o Colégio de Cardeais conta com um total de 252 membros; no entanto, apenas 135 têm direito a voto por serem menores de 80 anos. Vale ressaltar que dois cardeais não participarão do conclave devido a problemas de saúde.
Comentários: 6q292y