Jornal o Evangelho - O cristão bem informado! 6b3q23

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Minas Gerais 2e134p

MG vai facilitar operação de fretados e apps conhecidos como ‘Uber de ônibus’ 16g18

B é uma das principais plataformas de fretamento colaborativo do Brasil 6h5s6x

Wagner Mesquita
Por Wagner Mesquita
MG vai facilitar operação de fretados e apps conhecidos como ‘Uber de ônibus’
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 1r2c2l
Máximo 600 caracteres.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vai nesta quarta-feira (13) um decreto que vai facilitar a operação de serviços de ônibus fretados e de aplicativos conhecidos como Uber de ônibus. 1xv5k

O decreto do governo mineiro foi feito por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e estabelece novos parâmetros para o transporte fretado de ageiros nas rodovias mineiras. E facilita a operação do serviço por empresas que já operam no setor por aplicativos.

 

Publicidade

Leia Também:

O Uber de ônibus, ainda sem regulamentação, funciona como um fretamento colaborativo, que permite que os usuários façam uma espécie de rateio para arcar com os custos de aluguel dos ônibus, e gera uma economia que pode chegar a mais de 50% sobre o valor médio da agem comum.

A legislação antiga, que existia há 15 anos, determinava a obrigatoriedade do envio da lista de ageiros para o DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais) com 12 horas de antecedência.

 

Também previa o chamado circuito fechado, que é quando o ônibus precisa voltar ao mesmo ponto de onde partiu e com os mesmos ageiros. “O decreto que a gente tinha estabelecia regras pouco racionais. Com o circuito fechado, por exemplo, se uma pessoa fosse para a praia com um grupo e decidisse ficar mais dias e voltar com um amigo, a empresa que voltava sem ela dentro do ônibus poderia ser penalizada”, afirma Fernando Marcato, secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade.

 

Com as novas regras, as empresas que oferecem o serviço por apps am a ter amparo legal para a operação e as que já operavam com fretamento podem oferecer um serviço com mais maleabilidade, o que aumenta a concorrência.

Segundo o secretário, com o novo decreto e a maior oferta do serviço de transporte fretado, os usuários terão o a preços mais íveis. “Além do benefício da economia, isso será mais um incentivo para que o ageiro escolha uma empresa legalizada ao invés do transporte clandestino.”

 

Atualmente, cerca de metade dos estados brasileiros operam com a norma de circuito fechado, assim como a União. Empresas de fretamento colaborativo conseguem operar em viagens interestaduais por meio de liminares e decisões judiciais.

O secretário afirma que com as novas regras o governo consegue focar no combate às viagens clandestinas e na fiscalização com relação a qualidades dos ônibus e do serviço ofertado.

Atualmente em Minas Gerais há 1.821 empresas autorizadas e 7.897 veículos cadastrados. O setor de fretamento no estado apresentou uma receita de R$ 456 milhões no último ano. O governo estima que, com as novas regras, haveria um aumento de, pelo menos, 10% em receita.

FONTE/CRÉDITOS: BHAZ
Comentários: 6q292y
Wagner Mesquita

Publicado por: 5n562h

Wagner Mesquita e92g

Wagner Mesquita é jornalista e publicitário desde 1990, com agem pelos jornais: Betim, AconteceU, Em Dia com a Notícia, Teresópolis, A Gazeta da Serra, Revista Metrópole e outros. Também foi assessor de imprensa na Câmara Municipal de...

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )