Jornal o Evangelho - O cristão bem informado! 6b3q23

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Brasil 2l5837

Ministro atente pedido do PT e torna Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Magno Malta e outros, réus por abuso político 67o2z

Para não perderem os cargos, os réus têm o prazo de cinco dias para apresentarem as defesas. d4m4x

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
Ministro atente pedido do PT e torna Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Magno Malta e outros, réus por abuso político
Ministro Benedito Gonçalves (Foto: divulgação/STJ)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 1r2c2l
Máximo 600 caracteres.

O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abriu apurações sobre a conduta do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de aliados por levantarem dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral e por supostamente cometer abuso político, nesta quarta-feira (14). A decisão atende a um pedido do Partido dos Trabalhadores (PT). 2r2c1q

O ministro acatou duas ações do PT.  Uma visa analisar as declarações do presidente Jair Bolsonaro, que questionavam o sistema eleitoral brasileiro, bem como a ineficiência das urnas eletrônicas. Nessa ação, foi incluída a responsabilização pelas manifestações que bloquearam rodovias brasileiras na primeira semana após o segundo turno.

Também são alvos de investigação, além do presidente, seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também filho, Carla Zambelli (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), os deputados eleitos Gustavo Gayer (PL-GO) e Nikolas Ferreira (PL-MG), o senador eleito Magno Malta (PL-ES) e o candidato derrotado à vice-presidência da República, Braga Netto (PL-MG).

Publicidade

Leia Também:

A segunda ação tem visa os atos do presidente em relação às questões econômicas, como os benefícios liberados por seu governo durante o período eleitoral, como por exemplo, a concessão de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.

Na decisão, Benedito Gonçalves ressaltou que a conduta descrita na petição inicial diz respeito, em síntese, ao desenvolvimento de um projeto de poder político-eleitoral assentado na descredibilização do sistema eleitoral e, mesmo, das instituições democráticas, tendo por principal ferramenta de difusão o uso massivo das redes sociais. Narra-se que, ao menos desde o período pós-eleições em 2018, e com intensificação crescente ao longo do ano de 2022, os investigados se empenharam em difundir notícias falsas a respeito do funcionamento da urna eletrônica e ataques ao STF e ao TSE, com o objetivo de abalar a confiança do eleitorado e, como decorrência de um estado de espírito formatado por teorias conspiratórias sobre irreal perseguição ao atual presidente da República, atrair apoiadores e mobilizá-los, levando até mesmo para a prática de atos antidemocráticos, até mesmo com emprego de violência – disse o magistrado.

Os réus têm o prazo de cinco dias para apresentarem suas defesas.

FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Evangelho com informações de Pleno News
Comentários: 6q292y
Jornal O Evangelho

Publicado por: 5n562h

Jornal O Evangelho 6t5437

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )