Jornal o Evangelho - O cristão bem informado! 6b3q23

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Brasil 2l5837

STF pode voltar a discutir a substituição dos termos “mãe” e “pai” por “parturiente” e “responsável legal” 3z2945

A decisão pode impactar na forma de preenchimento do registro de nascimento, garantindo maior reconhecimento às famílias diversas. 264d1b

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
STF pode voltar a discutir a substituição dos termos “mãe” e “pai” por “parturiente” e “responsável legal”
Ministros em sessão plenária do STF. (Foto: Antônio Augusto/STF).
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 1r2c2l
Máximo 600 caracteres.

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode retomar, nesta quarta-feira (16), a discussão sobre os termos a serem incluídos na Declaração de Nascidos Vivos (DNV). O debate gira em torno da possível substituição dos termos “mãe” e “pai” por “parturiente” e “responsável legal”, visando maior inclusão para pessoas trans e não-binárias. 215b6p

A discussão surge de divergências entre os ministros do STF. Alguns defendem a possibilidade de adotar tanto os termos tradicionais quanto os inclusivos no documento, contemplando todos os grupos. A análise será feita no âmbito de um processo que acusa o Ministério da Saúde (MS) de omissão em relação à garantia de direitos para pessoas trans.

Em uma decisão anterior, o STF determinou que o Ministério da Saúde deveria assegurar o pleno o de pessoas trans a consultas médicas e outras políticas públicas de saúde, independentemente de seu sexo biológico. A nova análise surge após o Partido dos Trabalhadores (PT) entrar com uma ação pedindo a adequação da DNV com termos mais inclusivos.

Publicidade

Leia Também:

O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, afirmou que o MS já instituiu um novo formato para o preenchimento da DNV, respeitando a identidade de gênero dos genitores. Assim, segundo ele, não haveria necessidade de novo julgamento. No entanto, o ministro Edson Fachin se posicionou contrariamente, destacando que a alteração foi feita por decisão istrativa, o que a torna suscetível a mudanças em outras gestões. Fachin defende que o Supremo firme um entendimento definitivo sobre o tema.

A decisão final do STF pode ter impacto direto sobre a forma como os documentos de registro de nascimento são preenchidos no Brasil, garantindo maior reconhecimento para famílias diversas.

FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Evangelho
Comentários: 6q292y
Jornal O Evangelho

Publicado por: 5n562h

Jornal O Evangelho 6t5437

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )