A Prefeitura de Betim lança, hoje (terça-feira 29), às 14h, o Fórum Lixo e Cidadania, uma parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que tem como foco a promoção de políticas voltadas para a coleta seletiva e a inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis. A solenidade será no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro istrativo João Paulo II. 164uc
A iniciativa veio após adesão do município ao Programa Lixo e Cidadania, do MPMG, juntamente com as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento Social , em parceria com a Associação Nacional dos Catadores (Ancat). O objetivo do programa é mobilizar a participação de catadores nos encontros do Fórum para promover a organização desses agentes ambientais em propostas inclusivas.
Depois do lançamento do fórum, nos encontros seguintes, os integrantes deverão elaborar o Plano de Ação para a Formulação de Políticas Voltadas para Catadores - como as unidades produtivas com a participação desses trabalhadores -, além de aprimorar o serviço de coleta seletiva em operação no município.
Em Betim, um comitê municipal com integrantes da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sob coordenação da Ecos, foi formalizado para atuar na mobilização para os encontros, no levantamento das demandas desse público e na articulação para os devidos encaminhamentos, conforme as diretrizes do Plano de Ações.
“Com a adesão de Betim ao Programa Lixo e Cidadania, estamos criando esse fórum para ser um importante espaço de discussão e propostas de soluções que alcancem os catadores que não estão organizados em associações. A Ecos, como gestora operacional de resíduos do município, vai ajudar a conduzir esse processo, com o apoio das pastas de Meio Ambiente, Assistência Social e Educação. A partir disso, poderemos fomentar a geração de renda para esses trabalhadores, por meio da coleta seletiva e destinação correta de materiais recicláveis”, explica o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.
Raio X da gestão de resíduos no município
Em Betim 99% dos resíduos domésticos gerados têm tratamento e destinação correta em aterro sanitário que esteja em conformidade com a legislação ambiental vigente. São contabilizadas, em média, 7 mil toneladas de resíduos por mês.
Comentários: 6q292y