Hoje, segunda-feira (9), o portal da Globo, G1, promoveu um debate entre os candidatos à Prefeitura de Betim, Heron Guimarães (União Brasil) e Dr. Vinícius Resende (PV). Transmitido ao vivo, o certame discutiu temas essenciais para a cidade, como segurança pública, educação e transporte. Tudo de acordo com as regras estabelecidas Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com perguntas e respostas divididas em seis blocos. 261x10
O debate começou com o tema segurança pública, em que Dr. Vinícius criticou a gestão atual, afirmando que a cidade enfrenta um cenário caótico e que faltam projetos estruturados na área. Ele defendeu que, além do aumento do efetivo policial, é preciso investir em educação, esporte e projetos sociais. Dr. Vinícius destacou ainda a importância de implantar creches e escolas em tempo integral, além de cursos profissionalizantes para a população.
Em sua resposta, Heron Guimarães, candidato apoiado pelo prefeito Vittorio Medioli, defendeu a atual gestão, mencionando o armamento da Guarda Municipal, o cercamento eletrônico na região central da cidade e a construção de novas creches. Ele afirmou que pretende expandir o cercamento eletrônico para todas as regionais de Betim.
No segundo bloco, os candidatos puderam fazer perguntas sobre qualquer tema. Heron questionou Dr. Vinícius sobre suas propostas para o transporte público. O candidato do PV defendeu a criação de uma tarifa única, mesmo para quem precise utilizar mais de um transporte, além da modernização do sistema, com informações de horários e itinerários disponíveis online.
Em resposta, Heron afirmou que, com o fim do atual contrato de transporte no próximo ano, pretende lançar um novo edital para incluir novas linhas e oferecer ônibus gratuitos para algumas regiões da cidade.
O tema saúde também foi discutido no segundo bloco. Dr. Vinícius criticou a gestão municipal, dizendo que muitos pacientes precisam recorrer à Justiça para conseguir atendimento. Heron rebateu mencionando propostas de ampliação do Hospital Regional e construção de uma nova UPA, e acusou o adversário de ter desistido de atuar como médico na rede municipal, acusação que Dr. Vinícius negou.
No terceiro bloco, os candidatos debateram sobre a educação de Betim. Heron destacou os investimentos em novas creches e questionou Dr. Vinícius sobre a municipalização da rede conveniada. Heron também lembrou os salários atrasados na época em que o PT istrava Betim. O candidato do PV ressaltou que, com uma professora como vice em sua chapa, busca soluções para melhorar a educação e propôs a realização de concursos públicos para contratação de professores.
No quarto bloco, o Rodoanel foi o tema abordado. Dr. Vinícius criticou o projeto do governo estadual por dividir a cidade, destacando que precisa ser analisado com cuidado para evitar danos ambientais. Heron, por sua vez, defendeu um traçado que não cortaria Betim, afirmando que não permitirá que a cidade seja prejudicada.
Nos últimos blocos, o tema saúde voltou a ser discutido. Dr. Vinícius criticou a falta de médicos e medicamentos nas unidades de saúde, enquanto Heron defendeu a contratação de novos profissionais durante sua gestão como secretário de saúde. Dr. Vinícius afirmou que, se eleito, pretende ampliar os leitos hospitalares, contratar mais médicos e criar um centro de diagnóstico para autismo.
Nas considerações finais, Heron pediu aos eleitores que confiem na continuidade do trabalho da atual gestão, enquanto Dr. Vinícius enfatizou a necessidade de melhorias na saúde, educação e esportes, afirmando que quer "devolver a humanidade e a alegria para a população de Betim".
Comentários: 6q292y