Jornal o Evangelho - O cristão bem informado! 6b3q23

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Betim 2h7356

Prefeitura de Betim aciona Justiça para que Copasa controle nível da Várzea das Flores 3d5m3q

Petição requere ações efetivas de controle do extravasamento da água da represa; preocupação é com a segurança dos moradores do entorno do local 6s5o5g

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
Prefeitura de Betim aciona Justiça para que Copasa controle nível da Várzea das Flores
Prefeitura de Betim - divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 1r2c2l
Máximo 600 caracteres.
Imagens d4k12

A represa Várzea das Flores, localizada entre Betim e Contagem, chegou, pela segunda vez consecutiva nesta semana, a um nível alarmante. Depois de registrar, nesta segunda-feira (8), 92,3% de sua capacidade total, a represa atingiu, nesta terça (9), 93,8% de seu limite. Diante do risco desse aumento somado ao agravante das chuvas -já que a previsão do tempo aponta mais pancadas ao longo dos próximos dias -, a Prefeitura de Betim, por meio da Procuradoria-Geral do Município, ingressou, no fim da tarde de hoje, com uma petição na Justiça contra a Copasa - concessionária que gerencia a represa. O objetivo do requerimento é fazer com que a estatal adote medidas efetivas de controle do extravasamento de água.  615p4g

De acordo com o procurador-geral do município, Bruno Cypriano, a petição busca garantir que a Copasa cumpra o que já foi solicitado em duas notificações encaminhadas pela Procuradoria à concessionária nos dias 27 de janeiro e 8 de fevereiro. 

 "A preocupação da prefeitura é, num momento de muita chuva e com os rios já cheios, existir a contribuição da represa para o extravasamento de água, que não é controlado, pois existem somente barreiras físicas no local. Já notificamos a Copasa em duas oportunidades para que adotadasse providências que reduzam o nível da Várzea - isso por meio de um extravasamento controlado, ou seja, com bombas que escoem a água para as calhas nas quais a represa tem seu sistema de segurança", explica. 

Publicidade

Leia Também:

Com isso, o objetivo é impedir que famílias que vivem no entorno da Várzea, bem como o município, sofram danos decorrentes do extravasamento descontrolado.

Cypriano ressalta ainda que esse procedimento de controle já poderia ter sido realizado nos momentos em que a chuva deu trégua na cidade nos últimos dias, como ontem e boa parte de hoje. 

"Solicitamos medida judicial que obrigue a Copasa a tomar as providências citadas em nossas notificações e sobre as quais não recebemos nenhuma resposta. Esperamos um retorno da Justiça já nos próximos dias. Inclusive, já tivemos, no ano ado, essa mesma medida obrigando, também, a Copasa a arcar com os custos da remoção das famílias moradoras do entorno da represa", destaca o procurador-geral. 

Cypriano afirma ainda que a Secretaria Adjunta de Segurança Pública, por meio da Defesa Civil, também segue acompanhando a situação diariamente para que, em caso de risco iminente, seja feita a remoção das famílias conforme o plano de contingência, sob custeio da Copasa, conforme decisão judicial que ainda está vigente.

FONTE/CRÉDITOS: SECOM Prefeitura de Betim
Comentários: 6q292y
Jornal O Evangelho

Publicado por: 5n562h

Jornal O Evangelho 6t5437

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )