Jornal o Evangelho - O cristão bem informado! 6b3q23

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Betim 2h7356

Prefeitura de Betim declara estado de emergência em saúde pública 3r2h2j

A decisão surge em resposta ao preocupante cenário epidemiológico observado nas últimas semanas em Minas Gerais e em outras partes do Brasil. 1a3z3p

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
Prefeitura de Betim declara estado de emergência em saúde pública
Foto: divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 1r2c2l
Máximo 600 caracteres.

Nesta quarta-feira, 16 de abril, a Prefeitura de Betim anunciou a declaração de estado de emergência em saúde pública, visando a prevenção e o enfrentamento da síndrome respiratória aguda grave (SRAG), com foco especial no atendimento pediátrico. O decreto nº 48.283 foi publicado no Órgão Oficial do Município na noite de hoje. k662

A decisão surge em resposta ao preocupante cenário epidemiológico observado nas últimas semanas em Minas Gerais e em outras partes do Brasil. De acordo com o boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado no dia 3 de abril, houve um aumento significativo na circulação de vírus respiratórios, destacando-se o vírus sincicial respiratório (VSR) e o rinovírus, que têm afetado predominantemente crianças com até 14 anos.

Na região Sudeste, especialmente nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, os casos de SRAG têm aumentado consideravelmente, impactando diretamente a rede municipal de saúde. Em Betim, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Teresópolis, Norte, Alterosas e PTB já estão operando em capacidade máxima. Pacientes fora do perfil adequado para atendimento estão aguardando transferência, mas a alta ocupação dos leitos hospitalares na cidade e na macro região, incluindo Belo Horizonte, tem dificultado essa movimentação.

Publicidade

Leia Também:

A situação nas unidades pediátricas do Hospital Regional de Betim e do Centro Materno-Infantil é crítica, com 100% da capacidade dos leitos ocupados. O número de crianças apresentando quadros respiratórios graves que necessitam de intubação e e ventilatório tem crescido rapidamente, exigindo uma resposta imediata das autoridades.

O decreto estabelece que as redes hospitalares que atendem ao SUS Betim devem implementar medidas istrativas urgentes para priorizar a liberação de leitos clínicos, unidades de e ventilatório e UTIs pediátricas para os casos de SRAG durante o período da emergência.

A Secretaria Municipal de Saúde será responsável por coordenar todas as ações relacionadas ao enfrentamento dessa crise, com validade inicial de 120 dias, podendo ser prorrogada conforme a evolução dos indicadores epidemiológicos.

"Estamos tomando todas as medidas necessárias para proteger nossas crianças e garantir o atendimento emergencial à população. Este é um momento que requer atenção redobrada, união e agilidade para conter o avanço da síndrome respiratória em nosso município", declarou o prefeito Heron Guimarães.

FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Evangelho/SECOM/PMB
Comentários: 6q292y
Jornal O Evangelho

Publicado por: 5n562h

Jornal O Evangelho 6t5437

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )