Jornal o Evangelho - O cristão bem informado! 6b3q23

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Betim 2h7356

Audiência Pública debate atendimento oncológico em Betim 5i60d

A reunião aconteceu na Câmara Municipal e debateu o sobre o atendimento oncológico do Hospital Evangélico. 3my41

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
Audiência Pública debate atendimento oncológico em Betim
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 1r2c2l
Máximo 600 caracteres.

A Câmara Municipal de Betim realizou Audiência Pública, na tarde de quinta-feira (29 de junho), no Plenário Carino Saraiva, para debater o estágio atual e as perspectivas futuras do atendimento oncológico do Hospital Evangélico em Betim. A iniciativa do evento partiu dos vereadores Gilson da Autoescola, presidente da Comissão Permanente de Esportes, Lazer e Turismo, e Professor Wellington, presidente da Comissão Permanente de Saúde, por intermédio do Requerimento nº 1.348/2023. 6b2o3d

O vereador Gilson da Autoescola, que presidiu os trabalhos, explicou que recebe diariamente vários relatos de pessoas que utilizam o serviço de oncologia do Hospital Evangélico em Betim. Diante desses testemunhos, a preocupação com esse panorama o fez convocar a Audiência Pública para debater o problema, buscar soluções e trazer dignidade para esses pacientes.

Gilson revelou que perdeu recentemente a sua sogra, vítima de um câncer que não foi detectado em tempo hábil na Unidade Básica de Saúde (UBS). "Por isso, entendo que o diagnóstico precoce é essencial. Minha sogra padeceu com uma demora de oito meses para obter o diagnóstico do câncer e aí não foi possível para ela superar a doença", afirmou o vereador.

Publicidade

Leia Também:

 

Diagnósticos assertivos

Professor Wellington abordou que é imprescindível viabilizar o diagnóstico precoce para detectar o câncer e começar imediatamente o tratamento. "Os problemas estão postos e cabe às autoridades encontrar soluções ágeis e positivas. Sobre os diagnósticos nas UBS's é necessário que tenham mais assertividade", defendeu, solicitando que seja disponibilizado transporte de qualidade para os pacientes em tratamento.

A coordenadora do Projeto Una Guerreiras, Raquel Rossi, recordou que há sete anos a finalidade da iniciativa é abraçar as pessoas diagnosticada com câncer e oferecer o apoio necessário. Nos últimos tempos as reclamações quanto ao atendimento oncológico em Betim vêm crescendo muito. "Assim, o melhor caminho é a discussão desses gargalos para buscar soluções, de maneira objetiva e respeitosa", frisou.

O diretor de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiano Aristides Reis Abreu, disse que a demora na realização de exames e entrega dos resultados é um problema realmente sério e se tem buscado contratos com clínicas e laboratórios para agilizar o procedimento. No momento, há um processo licitatório em andamento para que sejam contratados prestadores de serviço para executar e ampliar o número de exames. Devido a problemas burocráticos, esse processo está atrasado e a Secretaria não tem onde fazer os exames demandados pelos pacientes.

Cristiano estimou em cerca de 30 dias, quando tudo ocorre bem, o tempo entre a primeira consulta na UBS e o encaminhamento para o setor Oncológico do Hospital Evangélico. Atualmente, 585 pacientes foram direcionados para o tratamento oncológico.

 

Atuação desde 2020

O diretor do Hospital Evangélico, Rodrigo Silveira, recordou que o serviço oncológico em Betim foi assumido pela instituição em abril de 2020 e apontou a necessidade urgente de rever o contrato firmado com a Prefeitura Municipal de Betim. "Saltamos de 6.500 atendimentos em 2021 para 7.300 em 2022. São mais de 100 cirurgias por ano e tudo isso justifica a revisão do contrato", asseverou.

Vários pacientes foram ouvidos e apresentaram várias reclamações emocionadas quanto ao atendimento oncológico em Betim, principalmente no que tange à demora na realização dos exames pelo município na fase inicial do tratamento até a falta de empatia de vários colaboradores no momento de conversar com os usuários.

Diante dos depoimentos apresentados, o Hospital Evangélico sugeriu que seja criada uma Comissão de Pacientes da Oncologia para levantar sugestões e reclamações e encaminhá-las à direção.

Como encaminhamentos, Gilson da Autoescola redigirá Requerimentos ao Poder Executivo com estes pontos:

- Fiscalização do funcionamento do Setor Oncológico pela Prefeitura Municipal;

- Promover um atendimento humanitário para os pacientes em todas as etapas do tratamento;

- Ampliar o funcionamento da farmácia para tempo integral;

- Estabelecer prioridade para os pacientes oncológicos no atendimento de emergência e urgência;

- Constar no sumário de alta todos os procedimentos pós-cirúrgicos para melhor compreensão dos pacientes;

- Implantar alimentação para os pacientes intermunicipais.

O parlamentar vai esmiuçar o contrato firmado entre a Prefeitura Municipal e o Hospital Evangélico para detectar eventuais pontos que necessitem de alteração para proporcionar melhor atendimento à população e aguardar 30 dias para que as devidas providências sejam tomadas quanto aos encaminhamentos definidos na Audiência Pública.

FONTE/CRÉDITOS: Wagner Augusto AIRP CMB
Comentários: 6q292y
Jornal O Evangelho

Publicado por: 5n562h

Jornal O Evangelho 6t5437

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )