Jornal o Evangelho - O cristão bem informado! 6b3q23

Sabado, 24 de Maio de 2025

Brasil 2l5837

Com descriminalização presos por porte de maconha para uso pessoal podem ser soltos 153250

Atualmente, há pelo menos 6,3 mil processos envolvendo o porte de maconha que estavam suspensos, aguardando a decisão do STF sobre a descriminalização. 314i1r

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
Com descriminalização presos por porte de maconha para uso pessoal podem ser soltos
STD descriminalizou o porte até 40g da droga e muitos presos poderão ser soltos. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 1r2c2l
Máximo 600 caracteres.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou nesta quinta-feira (27) que realizará mutirões carcerários para implementar a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal, estabelecendo o limite de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes. l5t9

Na quarta-feira (26), o STF concluiu o julgamento que define a descriminalização do porte de até 40 gramas de maconha para uso pessoal, garantindo que usuários não sejam presos. Essa decisão é um marco significativo na abordagem legal do uso de drogas no Brasil.

O STF determinou que o CNJ, chefiado pelo presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, estabeleça os parâmetros necessários para o cumprimento da decisão. A medida começará a ser aplicada assim que o CNJ for notificado oficialmente.

Publicidade

Leia Também:

Atualmente, há pelo menos 6,3 mil processos envolvendo o porte de maconha que estavam suspensos, aguardando a decisão do STF sobre a descriminalização. Com a nova determinação, esses casos serão reavaliados, e os mutirões carcerários do CNJ terão como objetivo agilizar a revisão dos processos e a liberação de indivíduos presos por porte de maconha para uso pessoal.

Embora o porte de maconha para uso pessoal continue sendo considerado um comportamento ilícito, as consequências agora terão natureza istrativa e não criminal. Isso significa que, embora o consumo da droga permaneça proibido em locais públicos, as punições não mais incluirão prisão.

Entenda a Decisão

A decisão do STF surgiu a partir do reconhecimento da ineficácia das políticas de criminalização do uso pessoal de maconha no combate à epidemia de drogas no Brasil. O julgamento teve início em 2015 e contou com vários momentos de suspensão até sua conclusão nesta semana.

Os ministros do STF votaram majoritariamente pela descriminalização do porte de maconha até o limite de 40 gramas, com o objetivo de diferenciar usuários de traficantes e evitar a criminalização excessiva de indivíduos por porte para uso pessoal.

FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Evangelho com informações de Agência Brasil
Comentários: 6q292y
Jornal O Evangelho

Publicado por: 5n562h

Jornal O Evangelho 6t5437

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )