Jornal o Evangelho - O cristão bem informado! 6b3q23

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Betim 2h7356

Já vacinou seu pet contra a raiva? 2v295o

Cães e gatos podem ser vacinados contra a raiva no Centro de Controle de Zoonoses e Endemias de Betim 1z5e6x

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
Já vacinou seu pet contra a raiva?
Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 1r2c2l
Máximo 600 caracteres.

Cães e gatos que ainda não foram vacinados contra raiva podem receber, gratuitamente, a imunização contra a doença no Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) da Prefeitura de Betim.  Os tutores podem levar seus bichinhos ao CCZE, das 8h30 às 16h, sem necessidade de agendamento. A única exigência é que os animais estejam em bom estado de saúde. A vacina antirrábica é obrigatória para os animais das duas espécies, sendo que a primeira dose deve ser aplicada aos quatro meses de idade. Depois disso, uma dose de reforço deve ser aplicada anualmente. Segundo orienta a Diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca, a raiva é uma doença grave e altamente letal, que pode ser transmitida tanto para o ser humano como para os animais pela saliva de mamíferos infectados - por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou machucados. “A vacina é a melhor forma de proteção contra a raiva. Por isso, reforçamos a importância dos tutores levarem seus bichinhos de estimação para que sejam vacinados  contra a doença”, afirmou.Vacinação Antirrábica no Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE)Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h Endereço: rua Maurício de Souza Lima, 70, bairro AçudeTelefone: (31) 3594-5424 3t1g6q

Vacina antirrábica: entenda o que é e qual a importância para o pet 6121o

 

Apesar de ser uma doença controlada, a raiva é muito grave e causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades brasileiras — que anualmente promovem nos estados e municípios campanhas de vacinação. A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.

Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

Publicidade

Leia Também:

Sendo assim, vamos neste post abordar sobre a importância de manter seu animal de estimação devidamente vacinado contra a doença. Acompanhe!

O que é raiva? 6l3t4m

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%. Em alguns países está erradicada, como no Japão, Antártida e Reino Unido, em outros está apenas controlada, no entanto animais silvestres também podem transmitir o vírus. Daí a necessidade de sempre haver campanhas de prevenção.

Qual a importância da vacina antirrábica para seu pet? 3g5k5r

A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco —, daí a importância da vacina antirrábica ser istrada anualmente, visto que lhes dará total proteção contra essa doença potencialmente fatal.

Além disso, manter o pet devidamente vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos.

Como é transmitida a raiva? 5f2q

A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos. A maioria das transmissões da doença ocorre por cães ou morcegos.

Entre seres humanos a transmissão ocorre por intermédio de doação de órgãos quando o doador está infectado. No entanto, esses casos são raros e ainda mal documentados.

Quando a vacina antirrábica deve ser aplicada nos animais? 2d271b

A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.

Em gatos, a istração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.

Como você pode conferir no artigo, a vacina antirrábica é essencial para manter seu animal de estimação protegido contra essa terrível doença. Além disso, você estará também se protegendo, já que é transmissível para o ser humano. Vacine seu pet anualmente, pois certamente essa é uma demonstração de carinho com seu peludo!

FONTE/CRÉDITOS: Superintendência de Imprensa PMB
Comentários: 6q292y
Jornal O Evangelho

Publicado por: 5n562h

Jornal O Evangelho 6t5437

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )