Jornal o Evangelho - O cristão bem informado! 6b3q23

Sabado, 24 de Maio de 2025

Betim 2h7356

Orla da represa Várzea das Flores ficará interditada durante o Carnaval 3v4w51

A Guarda Municipal controlará o o à represa fiscalizando o entorno e a Marinha do Brasil fiscalizará as embarcações. 4w5j65

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
Orla da represa Várzea das Flores ficará interditada durante o Carnaval
Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Instituto Estadual de Florestas também vão garantir a intensificação da fiscalização. (Foto: Reprodução internet)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 1r2c2l
Máximo 600 caracteres.

A represa Várzea das Flores ficará interditada durante o período de carnaval. A determinação é da Prefeitura de Betim, através do decreto nº 44.965, que atende a um pedido da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e recomendação do Ministério Público. A interdição vale a partir desta sexta-feira (9) e segue até a Quarta-feira de Cinzas (14), porém, exclui os cidadãos que vivem em área próxima e precisam ar pelo entorno da lagoa para se deslocar. 4s703y

A medida visa preservar o reservatório, que é utilizado para abastecer 12 municípios da região metropolitana, além de Betim, e, também, evitar acidentes no local. O decreto também proíbe a realização de eventos como festas, agens de trios elétricos ou blocos de Carnaval na orla do reservatório. A Guarda Municipal atuará de forma ostensiva para coibir o o e aglomerações no entorno da represa. A ação contará ainda com o apoio da Defesa Civil no monitoramento do local por meio de drone e embarcação.

A represa Vargem das Flores foi projetada e construída na década de 1970, com objetivo de armazenar água para tratamento e consumo. A barragem atua ainda como bacia de contenção, amortecendo as águas das chuvas que caem nos córregos que contribuem para o volume da represa. Esse amortecimento evita inundações em vários bairros de Betim. 

Publicidade

Leia Também:

As vias que dão o à represa terão barricadas para evitar transeuntes e fiscalizar veículos que transitarem pelo local. Motoristas que estiverem com veículo ou documentação irregular também sofrerão as penalidades das leis de trânsito. 

“A Guarda Municipal estará presente para garantir a segurança do local, controlando o o à represa e fiscalizando o entorno. Atuaremos de forma ostensiva para coibir as práticas irregulares, mas contamos com o apoio da população para denunciar qualquer desrespeito ao decreto, pelo número 153”, destaca o comandante da Guarda Municipal, Anderson Reis. 

A Marinha do Brasil também foi acionada para fiscalizar as embarcações que por ventura estiverem navegando no espelho d’água. De acordo com a Defesa Civil, a represa não foi projetada para a prática de esportes náuticos e a utilização de embarcações causa degradação e poluição ao meio ambiente, uma vez que os escapamentos emitem fuligem que dificultam o tratamento da água para o consumo humano.    

A recomendação do Ministério Público também orienta a atuação dos órgãos da Polícia Militar, da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para garantir a intensificação da fiscalização.   

FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Evangelho/Superintendência de Imprensa PMB
Comentários: 6q292y
Jornal O Evangelho

Publicado por: 5n562h

Jornal O Evangelho 6t5437

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )