Há cinco meses para as eleições municipais, o cenário em Betim ainda continua bem indefinido em relação às chapas. Na federação PT, PV e PCdoB dois pré-candidatos disputam a vaga: Dr. Vinícius Resende (PV) que já foi vice-prefeito no primeiro mandato do prefeito Vittorio Medioli, e o ex-prefeito Jésus Lima (PT). Lembrando que mesmo integrando a federação, o PcdoB apoiará o pré-candidato Heron Guimarães, do União Brasil, que concorrerá para a cadeira do Executivo. Também o empresário e ex-vereador de Betim, Wellington Sapão, deverá concorrer pelo Podemos. 4yb5x
O Instituto Realtime Big Data divulgou, na terça-feira (30), uma pesquisa encomendada pela Record Minas, sobre as intenções de votos dos eleitores sobre os pré-candidatos que disputarão a cadeira para a Prefeitura de Betim.
A pesquisa ouviu 1.000 pessoas entre os dias 27 e 29 de abril e apontou em dois cenários que os candidatos de oposição ao atual governo lideram as intenções de votos. Dr. Vinícius Resende (PV) obteve 17% das intenções de voto e Jésus Lima (PT), no outro cenário, aparece liderando com 14%, empatado com o empresário Welinton Sapão (Podemos).
Por outro lado, Heron Guimarães, candidato do prefeito Vittorio Medioli, por ser estreante na política, ainda não é conhecido por 65% dos entrevistados. Também tem o menor índice de rejeição entre os candidatos, pois aparece com apenas 12% e outros 19% podem vir a votar nele. Portanto, como a campanha ainda não foi para as ruas, Heron deve crescer no decorrer da corrida eleitoral.
Dentre os outros pré-candidatos, a maior rejeição é do ex-prefeito Jésus Lima, com 56%, seguido por Wellington Sapão, com 38%. Dr. Vinícius Resende aparece com apenas 15% de rejeição.
A pesquisa, que tem índice de confiança de 95%, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 03538/2024.
HERON GUIMARÃES
Dos nomes, apenas Heron Guimarães é estreante na política. Jornalista e publicitário com especialização em marketing político, Heron foi repórter, redator e editor de jornais publicados pela Sempre Editora, local que chegou a assumir a diretoria-executiva da empresa, em 2011. Ele também dirigiu os institutos de pesquisas DATATEMPO e 2. Foi o 1º secretário de Comunicação de Betim, entre 2005 e 2008, e, do fim 2023 a abril deste ano, atuou como gestor das pastas de Gabinete e Saúde na Prefeitura de Betim. O jornalista também foi coordenador político de diversas campanhas eleitorais na cidade e no Estado, mas esta é a primeira vez que coloca seu nome numa disputa eleitoral.
VINÍCIUS RESENDE
Dr. Vinícius Resende é médico e servidor efetivo da Prefeitura Municipal de Betim. Foi eleito vereador pelo Democratas para o mandato 2013/2016 com 2.324 votos. Nas eleições de 2016, o então candidato a prefeito Vittorio Medioli convidou Dr. Vinícius para compor a chapa como vice-prefeito, vendo nele uma oportunidade já que se trata de um profissional da área da saúde que se encontrava sucateada em Betim. A chapa venceu as eleições ainda no primeiro turno, com 61,64% dos votos.
WELLINGTON SAPÃO
Wellington Sandro de Abreu, o Sapão, é comerciante no ramo de sacolão. Candidatou-se pela primeira vez em 2008 para vereador, quando obteve 1.827 votos, porém ficou como primeiro suplente pelo PP, assumindo o cargo em junho de 2009. Nas eleições de 2012 foi o candidato mais votado de Betim, conquistando 5.787 votos pelo PSB. Em 2016, colocou seu nome como candidato a prefeito pelo PPS ficando em 3º lugar com 8,44% dos votos.
JÉSUS LIMA
Jésus Mário de Almeida Lima é formado em Direito e Filosofia. Foi o vereador mais votado de Betim para o mandato 1989/1992 pelo PT. Concorreu como vice-prefeito na chapa de Maria do Carmo em 1992, sendo eleito para o mandato 1993/1996. Em seguida foi eleito para prefeito de Betim governando a cidade de 1997 a 2000. Em de agosto de 1997, sofreu um atentado e foi atingido por disparos de arma de fogo, quando saía de um Congresso de Educação no Cetap. Ele foi alvejado no tórax, abdome e perna direita, tendo sido submetido a cirurgia no Hospital Regional de Betim. Perdeu um rim e ficou com lesões no pulmão e no intestino. Jésus também foi deputado estadual em Minas Gerais de 2005 a 2007.
OUTROS
Além deles, outros nomes ventilam como pré-candidatos a prefeito de Betim, como o empresário Flávio Gomes, da Construbet (NOVO), e Júnior Araújo, que disputou a vaga nas eleições de 2020. Também até as convenções partidárias partidos menores devem apresentar seus candidatos, como na última eleição municipal, quando Gabriela Clemente disputou pelo PSOL, Zulu pelo PCB e Fernando Mendonça pelo PRTB.
Comentários: 6q292y