A Prefeitura de Betim, por meio de uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), garantiu moradia para cinco pessoas que estavam em situação de rua, vivendo abaixo do viaduto Jacinto Couto Silva, o Jacintão. A ação, que ocorreu nesta sexta-feira (18), foi realizada pela equipe do Centro POP e contou com o apoio e o reforço das equipes da Procuradoria-Geral do Município, da Secretaria Adjunto de Segurança Pública, das superintendências municipais de Defesa Civil e de Bem-Estar Animal, além da Gerência Regional Centro, da Guarda Municipal e da Limpeza Urbana. 1x2037
Das cinco pessoas, uma foi encaminhada para a sua nova moradia, custeada com recursos do programa Aluguel Social, e as outras quatro foram levadas para o albergue Victor Braighi enquanto aguardam suas residências, que também serão financiadas pelo mesmo programa.
Os trabalhos foram iniciados às 9h e terminaram por volta das 12h. Além de custear a moradia, a prefeitura também acompanhará os cidadãos por meio dos CRASs; de atendimentos médicos, com o apoio das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs); e com demais serviços e programas que futuramente possam necessitar.
O coordenador do Centro Pop, Warley Oliveira, ressalta que o trabalho foi pautado no respeito à dignidade do ser humano e priorizando condições mais humanas de moradia. “Oferecemos aluguel social, inclusão no cartão cesta básica e outros programas sociais para todos aqueles que saíram debaixo do viaduto nesta sexta-feira”, reforça.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e vice-prefeita, Cleusa Lara, a ação foi bem sucedida, pois garantiu que essas pessoas fossem acolhidas e encaminhadas para um novo lar, longe dos perigos e riscos que a situação de rua oferece. “Nosso trabalho tem sido permanente para tratar dessa questão com o olhar humanitário. Reunimos nossas equipes para que o trabalho ocorresse com o máximo respeito a todos e conforme o que preconiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a defesa dos direitos de todo e qualquer cidadão de nossa cidade. Por isso, os encaminhamos para suas novas casas sem nenhum conflito e com muito zelo”, completa
Comentários: 6q292y