Uma represa particular tem tirado o sono dos moradores da região dos bairros Duque de Caxias e Cruzeiro do Sul, em Betim. 596w3
Segundo a Defesa Civil De Betim, uma lagoa localizada dentro de um terreno particular atingiu o limite máximo de volume de água e transbordou na noite desta terça-feira (16). A ocorrência não tem nenhuma relação com o reservatório de Vargem das Flores, conhecido como Várzea das Flores, de responsabilidade da Copasa.
Desde as primeiras horas da ocorrência, técnicos da Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM, estão no local verificando o que realmente aconteceu.
Segundo o IGAM, o volume da represa é de 23 mil metros cúbicos. Com a vazão durante toda a noite, o cenário é de redução do volume. Durante a madrugada, as trincas da represa aumentaram e uma parte do talude cedeu.
Segundo superintendente da Defesa Civil de Betim, Walfrido Assis, as causas do transbordamento serão apuradas, porém há a possibilidade de que o volume de água da lagoa tenha aumentado devido a uma chuva na cabeceira do rio e chegado ao nível do limite, vindo a transbordar.
Até o momento, 16 pessoas estão abrigadas na E. M. Maria da Penha dos Santos Almeida e outras 55 foram para casas de parentes.
Não há vítimas.
Ainda segundo a Defesa Civil de Betim, a situação no local é estável, mas ainda em constante acompanhamento.
Comentários: 6q292y