Jornal o Evangelho - O cristão bem informado! 6b3q23

Sabado, 24 de Maio de 2025

Polícia 95l4x

Supostas fraudes em contratos leva Polícia Federal a indiciar 27 pessoas em Betim 1w4121

O rombo está estimado em 23 milhões e as penas podem variar de 14 a 57 anos de prisão. m1n5c

Jornal O Evangelho
Por Jornal O Evangelho
Supostas fraudes em contratos leva Polícia Federal a indiciar 27 pessoas em Betim
Foto: Polícia Federal/Divulgação.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem 1r2c2l
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Federal (PF) indiciou 27 pessoas suspeitas de integrarem um esquema de fraude liderado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDSocial) durante a pandemia de Covid-19. Segundo as investigações, o grupo teria desviado aproximadamente R$ 23 milhões dos cofres da Prefeitura de Betim. As conclusões do inquérito foram enviadas ao Ministério Público Federal (MPF) na última quinta-feira (5), como parte da operação “Entre Amigos II”. 6d1q5h

De acordo com o relatório, os envolvidos realizaram contratações ilegais para beneficiar membros do esquema e pessoas próximas, além de superfaturar compras de materiais, serviços e equipamentos. Entre os 27 indiciados, 20 poderão responder por peculato (desvio de recursos públicos), 12 por organização criminosa e oito por falsidade ideológica. Cinco são acusados de fraude em licitação, dois de corrupção ativa e outros dois de corrupção iva. As penas podem variar de 14 a 57 anos de prisão para os principais envolvidos.

Entre os indiciados estão o ex-secretário de Saúde de Betim, Guilherme Carvalho da Paixão, e o ex-diretor de Saúde, Paulo Henrique Silva Maia, responsáveis pela gestão dos contratos com o IBDSocial. Segundo a PF, a Prefeitura de Betim não tinha conhecimento dos desvios e adotou medidas para denunciar as irregularidades assim que as fraudes foram descobertas, em 2021. Na época, a istração contratou uma auditoria independente que apontou o prejuízo de R$ 23 milhões, informação que embasou as investigações.

Publicidade

Leia Também:

O delegado Felipe Baeta, responsável pelo caso, afirmou que o esquema era liderado pelos sócios do IBDSocial, Braulio Viana e Ercílio Martins da Costa Júnior. Eles teriam assumido a gestão dos recursos públicos de forma fraudulenta, desrespeitando princípios como legalidade e moralidade, e direcionavam contratações para beneficiar aliados. O relatório também recomenda a suspensão das atividades do instituto e sua proibição de firmar contratos com a istração pública, devido ao uso recorrente da entidade para práticas ilícitas.

O então procurador-geral de Betim, Bruno Ferreira Cypriano, chegou a ser indiciado, mas sua participação foi descartada pela PF. Ele foi responsável por pedir a declaração de inidoneidade do IBDSocial em 2021 e colaborou com as investigações por meio da auditoria contratada pela Prefeitura.

O esquema foi identificado inicialmente durante outra investigação, em Divinópolis, na região central de Minas Gerais, onde o IBDSocial também foi contratado para serviços relacionados à pandemia. Em 2020, o instituto assumiu a gestão de um hospital de campanha e de um centro de cuidados intensivos em Betim, aplicando o mesmo modus operandi para desviar recursos. Entre as irregularidades apontadas, estava a contratação direta de diretores do instituto, prática considerada ilegal.

O caso segue para análise do MPF, que deverá decidir se apresenta denúncia formal contra os investigados. Se aceitas, as acusações podem levar os indiciados a responderem judicialmente pelos crimes.

 

LISTA DE INDICIADOS

A investigação apontou os seguintes nomes:

- Alessandra de Oliveira

- Alexandre Abud

- Alexandre Antônio da Silva José

- Anamir José Ferreira

- Braulio Henrique Dias Viana

- Cíntia Aparecida Corrêa

- Daniella Pedrosa Salvador Viana

- Ercílio Martins da Costa Júnior

- Gilmar de Assis

- Guilherme Carvalho da Paixão (ex-secretário de Saúde)

- Guilherme Michetti de Souza

- Gustavo Luiz Guilherme Pinto

- Heitor Guimarães Cambraia

- Ivair de Souza Rodrigues

- Jorge Luiz da Cruz Júnior

- Luiz Eduardo Machado Neme

- Manoel de Albuquerque Filho

- Marcelo Luiz Alves

- Márcia Menezes Corrêa Santos

- Patricia Soares Ferreira Ferraz Bulhões

- Paulo Henrique Silva Maia (ex-diretor de Saúde)

- Priscila Stefanie Cunha Madeira de Melo

- Simone Guerra Dutra

- Thiago de Pinho Botelho

- Thiago Ferraz Bulhões Veloso

- Tiago Simões Leite

FONTE/CRÉDITOS: Jornal O Evangelho Com informações de O Tempo (Clarisse Souza).
Comentários: 6q292y
Jornal O Evangelho

Publicado por: 5n562h

Jornal O Evangelho 6t5437

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )